TEORIA U

02 de junho de 2022
Teoria U
 
 
Realizar as mudanças necessárias significa criar um mundo novo, com base em nossa capacidade coletiva de ouvir o sentido de nossa jornada nesse mundo para realizá-la como o próprio mundo deseja.
Ver como vemos requer inteligência da mente aberta, coração aberto e vontade aberta
Um recurso chave da Teoria U é a  conexão das três aberturas – mente, coração e vontade- como um todo inseparável
 
 
O método foi criado por pesquisadores holandeses da área da Pedagogia. No entanto, foi recuperado nos anos 1990 pelos economistas americanos Peter Senge, Joseph Jaworski e Otto Scharmer.  Eles definiram as três etapas do processo de descoberta:
 
  1. começo: sinaliza o momento em que a equipe precisa entender e questionar o que faz para saber exatamente como a empresa funciona;
  2. meio: é o aprofundamento. A ideia é deixar de lado o que tiver pouca importância. Para isso, é necessário haver uma conexão da equipe consigo mesma e com o trabalho. Portanto, os colaboradores devem entender o que fazem e quem são;
  3. fim: é a etapa em que a nova visão e as intenções diferenciadas são consolidadas. Os protótipos com as novas ideias são testados, assim como acontece com o design thinking.
 
O nome da teoria vem do formato da letra U. Ela simboliza o processo percorrido, que acaba nessas etapas mencionadas. Dentro delas ainda há uma espécie de passo a passo, que contempla:
 
  1. Suspender;
  2. Redirecionar;
  3. Deixar ir;
  4. Estar presente;
  5. Deixar vir;
  6. Decretar a lei;
  7. Incorporar.
 
 
 

A metodologia U é voltada para o mindset de inovação, porque entende que o mundo atual está em constante renovação. Com uma quebra de paradigma constante, requer novas soluções para as consequências ambientais, sociais e espirituais.
Por isso, a Teoria U passa pelo autoconhecimento, consciência do coletivo e compreensão das outras pessoas . Para alcançar esse patamar, é preciso aplicar os conceitos relacionados ao método. Veja quais são eles.

Mindfulness
O objetivo do mindfulness é aplicar diferentes técnicas para atingir o potencial máximo da mente. Entre as possibilidades estão a respiração e a meditação.
De toda forma, o propósito é focar o presente e ter mais consciência sobre suas emoções e seus sentimentos. Em outras palavras, é a atenção plena.
A importância do mindfulness para a Teoria U é que a segunda etapa — o momento de descida — requer novas reflexões e perspectivas. É o momento de saber o que realmente se pretende alcançar, o que se quer para o futuro e qual é o verdadeiro trabalho realizado.
 
Change management
Esse princípio é voltado para o gerenciamento da mudança. O motivo de sua aplicação é o alcance da transformação social por meio de processos e etapas sistêmicas e estruturadas.
Basicamente, esse é o objetivo da Teoria U. Afinal, ela é uma metodologia de change management e inovação. Portanto, visa à transformação do local em que será aplicada.

Letting go
É o ato de deixar ir, presente nas primeiras etapas da Teoria U. Além de identificar o que é prioritário no momento, o letting go também prevê ignorar julgamentos, influência de concepções e preconceitos.
Sem se desligar desses comportamentos, fica mais difícil entrar no processo de autoconhecimento e percepção do outro. Assim, você abandona os hábitos para rever suas posições e aperfeiçoar a si mesmo e a toda a equipe.

Presencing
A palavra — criada a partir de “presenciar” e “sentir” 
Em relação à Teoria U, o presencing faz parte do côncavo. Isso porque foca a capacidade de sentir e criar a solução ideal para o negócio. Por isso, vem depois do mindfulness e do letting go.
 
Letting come
Consiste no deixar vir. Integra as últimas etapas da metodologia, ou seja, o momento em que se está subindo para gerar a verdadeira transformação.
Nesse momento, já se tem consciência do ecossistema em que a empresa está inserida. Por isso, é o momento de testar os protótipos para encontrar a melhor solução para o que se pretende.

 
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