Menos distrações, mais felicidade!
15 de julho de 2021
Menos distrações, mais felicidade!
Somos distraídos demais para sermos hedonistas.
O hedonismo é uma doutrina filosófica surgida na Grécia nos anos 400 antes de Cristo. Em essência, vê o prazer como bem supremo da vida humana.
Viver momentos prazerosos é mais difícil do que se imagina. Exige dedicação. Você precisa estar inteiro naquele momento para usufruir de todo o prazer que ele possa proporcionar. As emoções positivas estão presentes em nosso dia mas poucos valorizam. É como se nosso foco maior fosse para o negativo. Os acontecimentos positivos passam despercebidos. E para uma vida prazerosa não há desperdício de emoções positivas. É preciso muita dedicação para dizer não a toda distração e sim apenas para o que se está vivendo naquele momento.
Quem pode se dedicar intensamente ao prazer do momento enquanto cerca de 80 notificações, em média, por dia apitam no smartphone? Essa é uma estimativa apresentada em estudo da Duke University, que também apontou o quanto essa quantidade de alertas vindas dos dispositivos eletrônicos contribuem para sermos mais estressados e infelizes.
Não se trata de uma busca pelo prazer e sim a busca pela apreciação. Uma vontade de apreciar a vida, estando presente no Presente!