Dicas para mães empreendedoras
Cuidar dos filhos, da família, da casa, da carreira profissional e ainda ter tempo para empreender. Essa é a realidade de centenas de mães no Brasil afora, que se destacam não apenas por serem profissionais reconhecidas e respeitadas, mas acima de tudo por possuírem um excelente faro para negócios, desenvoltura em administração e, principalmente, a determinação necessária para transformar um ideal em realidade.
São mulheres que, a custa de muito esforço e dedicação, desafiaram o mercado, driblaram as dificuldades e hoje são responsáveis por tocarem sozinhas pequenas e médias empresas, de diferentes áreas e segmentos de atução, e que mantêm em comum o fato de serem mães empreendedoras.
Na história de vida da maioria delas, o fato de terem que conciliar o trabalho e a tarefa de cuidar e educar os filhos nunca foi empecilho para o sonho de serem donas do próprio negócio.
Assim como Maria Teresa Cardoso, diretora da Psicoespaço Consultoria em Gestão de Pessoas, muitas mulheres aceitaram o desafio e conseguiram equilibrar a carreira profissional com sucesso. Confiram algumas dicas da Psicóloga Maria Tereza Cardoso:
Muitas mulheres aceitaram o desafio e conseguiram equilibrar a carreira profissional com sucesso.
-
Fora do trabalho - Lazer: Ter um momento para si, como academia, aula de dança, caminhada, leitura, entre outros, alivia o estresse e promove o autoconhecimento
-
Menos Cobrança - Equilíbrio Emocional: Procurar viver na leveza e não na cobrança interna: São tantas cobranças internas e externas no dia-a-dia, que manter o equilíbrio é essencial para saúde psíquica e emocional.
-
Organização - Administre o tempo: Ter organização é muito importante, pois administrando melhor seu tempo, os afazeres têm melhor rendimento e o cansaço é menor.
-
Família - Apoio 24h: Busque apoio familiar, pois uma rede de apoio tornará a solução dos problemas mais fácil.
-
Foco nas tarefas - Saiba dizer não: Focar no que você está fazendo é saber administrar seu tempo e os resultados são muito melhores. Diga não, quando for necessário.
-
Conhecimento - Não pare de estudar: Mantenha-se sempre atualizada.